#VaccinEquity: Declaração de Igualdade de Vacinas da OMS

1 March, 2021

Estimados amigos do HIFA-PT:

Divulgo uma importante nota sobre a Declaração de Igualdade de Vacinas da OMS*

Recentemente, a OMS lançou uma campanha de assinaturas à Declaração de Igualdade de Vacinas e uma convocação global ao #VaccinEquity

Na semana passada, Gana e Costa do Marfim se tornaram os primeiros países a receber as doses da vacina COVID-19 por meio do Concsórcio COVAX. Este é um passo histórico no que será a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas da história.

É ótimo que as vacinas estejam agora sendo distribuídas em mais de 85 países, com os profissionais de saúde desses lugares entre os primeiros grupos a recebê-las. No entanto, na maioria dos países de renda baixa e média, a vacinação nem mesmo começou, o que é uma catástrofe, pois os hospitais ficam lotados. Para convencer os líderes globalmente a agir, é preciso que mais gente declare publicamente seu apoio à #VaccinEquity.

Para isto, a OMS lançou um conjunto de informações - KIT DE FERRAMENTAS DE MÍDIA SOCIAL, disponível em inglês em:

<https://docs.google.com/document/d/1iaonQSeTEOZd87ANmQ1YxKGoDZVzX_MwmiVA...

"Usando nossa voz coletiva, podemos pedir às autoridades interessadas que garantam que, quando o Dia Mundial da Saúde chegar, em 7 de abril, as vacinas COVID-19 estejam sendo administradas em todos os países, como um símbolo de esperança para superar a pandemia e as desigualdades sistêmicas que estão na raiz de tantos desafios globais de saúde".

Compartilhe as informações com amigos, familiares e seguidores em suas redes sociais.

*Este texto foi traduzido livremente a partir de email enviado pela OMS: communications@campaign.who.int e <https://www.who.int/campaigns/annual-theme/year-of-health-and-care-worke...

Gostaria ainda de saber:

:: No seu país, a vacinação já começou? No Brasil, segundo dados do consórcio de imprensa

(https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-c...), cerca de 3% da população já recebeu a primeira dose e menos de 1% recebeu as duas doses.

:: Quais vacinas estão disponíveis (autorizadas para uso) no seu país?

Ficarei atenta aos comentários para uma profícua troca de conhecimentos.

Cristianne Maria Famer Rocha

Moderadora-Auxiliar HIFA-PT