Plano Nacional de Vacinação COVID-19 Moçambique - Lançado em Março 2021

16 March, 2021

Estimados(as) amigos(as) do HIFA-PT,

Sob o lema, “Vacinar, sim. Prevenir, sempre”, foi lançado em Maputo, em 05 de Março de 2021, o **Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19*.*

O Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em Moçambique, contém orientações e ações para garantir que o processo da vacinação contra esta doença no país, ocorra de forma segura, transparente e eficaz.

O evento de lançamento do Plano foi presidido pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, tendo a apresentação do documento de 15 páginas que agrega, entre outros aspectos, os objetivos, o grupo alvo, a estratégia de procura da vacina, critérios para identificação dos grupos prioritários, gestão do processo de vacinação, comunicação e educação, monitoria da segurança da vacina e farmacovigilância, inquéritos de cobertura vacinal, e o orçamento Global do Plano, estando a cargo do

Ministro da Saúde, Armindo Tiago.

O titular da pasta da Saúde revelou na ocasião, que Moçambique vai vacinar 16.825.333 pessoas elegíveis, excluindo os indivíduos menores de 15 anos de idade e as mulheres grávidas.

A exclusão destes dois grupos, tal como explicou Armindo Tiago, deve-se à falta de evidência científica sobre a eficácia e segurança da vacina, nos mesmos.

Entretanto, as mulheres grávidas e os menores de 15 anos, poderão ser abrangidos em função da disponibilização de dados da eficácia da vacina nos grupos atualmente excluídos.

Quanto aos critérios para a identificação dos grupos prioritários, que têm à cabeça os profissionais da Saúde, o Ministro da Saúde fez saber que os mesmos foram definidos tendo em conta a quantidade de vacina disponível ou alocada para cada fase ou grupo específico; grupos profissionais de risco; perfil epidemiológico; vulnerabilidade à doença grave; permanência em locais ou ambientes onde a implementação de medidas de prevenção da COVID-19 é difícil; e aspectos logísticos e operacionais.

A primeira fase de vacinação, que inicia na Segunda-feira, 08 de Março, é destinada aos profissionais de saúde dos subsistemas público, comunitário (APEs), privado não lucrativo e lucrativo; idosos vivendo em lares de terceira idade e os trabalhadores dos lares de idosos; doentes com Diabetes Mellitus (iniciando pelos doentes registrados nas associações de diabéticos até Dezembro de 2020); Forças de Defesa e Segurança

Na segunda fase de vacinação, serão contemplados os doentes com Diabetes Mellitus não abrangidos na Fase 1; reclusos e funcionários prisionais; doentes em terapia imunossupressora, doentes com insuficiência renal crônica em hemodiálise ou em lista de espera; doentes com insuficiência cardíaca e insuficiência respiratória crónica; população residente em centros de acomodação com idade superior a 50 anos; e população de mais de 50 anos residente em áreas urbanas.

A terceira fase é destinada à população residente em centros de acomodação que não tenha sido abrangida nas fases anteriores; população com mais de 50 anos em áreas rurais; e por fim, na fase quatro será abrangida toda população não contemplada nas fases anteriores (1, 2 e 3).

Os documentos relativos ao Plano Nacional de Vacinação COVID-19, em Moçambique estão disponíveis neste link:

<https://www.misau.gov.mz/index.php/covid-19-plano-nacionais>.

*Você pode contribuir com o nosso Fórum ( HIFA-PT) , compartilhando como está a aplicação deste Plano na prática. Quais os principais obstáculos e facilidades para aplicação?*

Melhores cumprimentos,

Pollyanna Patriota

Moderadora-auxiliar HIFA-PT