Plano Nacional de Vacinação (COVID-19) em Cabo Verde

2 March, 2021

Estimados(as) amigos(as) do HIFA-PT,

O Ministério da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, através da Comissão Nacional de Coordenação, dos Grupos Técnicos de Trabalho, sob a coordenação do Diretor Nacional da Saúde, delegando responsabilidades à coordenação do PAV, apresenta o Plano Nacional de introdução e vacinação contra a COVID-19, como medida adicional de resposta à esta doença, à pandemia,

emergência de saúde pública de âmbito internacional.

Esta decisão foi publicada no Boletim Oficial de 18 de fevereiro de 2021, através da Resolução nº 18/2021.

O documento completo está disponível em: <https://covid19.cv/wp-content/uploads/2021/02/bo_18-02-2021_19-ok.pdf>

Segue o texto principal:

"Diante da emergência em saúde pública e necessidade da disponibilização de vacinas como medida adicional na prevenção de complicações e diminuição da mortalidade por COVID-19, o Ministério da Saúde e Segurança Social, através do COVAX Facility fará a aquisição de todas as vacinas contra a COVID-19 com reconhecidas eficácia e segurança, aprovadas segundo a autorização

temporária de uso emergencial da OMS (EUL). Também, a aquisição e logística de insumos, o sistema de informações e a definição das estratégias de monitoramento e avaliação da introdução da vacina, dentro do Programa Nacional de Vacinação.

São priorizados os seguintes grupos alvo para a vacinação na primeira fase: Profissionais de saúde; Pessoas com doenças crónicas (hipertensão arterial, diabetes); População com idade ≥ 60 anos; Profissionais hoteleiros e ligados ao turismo; Profissionais dos pontos de entrada (aeroportos e portos internacionais); Professores e pessoal de apoio nas escolas; Policia Nacional; Forças Armadas e Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.

Para o efeito será necessária a aquisição de 267293 doses toda a população alvo acima mencionada, no total 111372 pessoas. Numa primeira vaga serão vacinados todos os profissionais de saúde, com o objetivo de manter e proteger a força de trabalho e serviços essenciais de saúde. Pretende-se vacinar até 2023 um total de 60% da população, sendo 20% em 2021, 20% em 2022 e 20% em 2023.

A vacinação será gratuita para todas as faixas etárias. A estratégia foi traçada de acordo com a população alvo definida pelo país e faseada de acordo com as orientações da OMS e a disponibilidade das doses. O país vai adaptar a estratégica de postos fixos, próximos à população-alvo, para reduzir o tempo de deslocação, minimizar custos e garantir a logística.

A sensibilização para grupos-alvo em geral incluirá recenciamento, grupos de discussão, encontros comunitários e institucional, de modo a maximizar a adesão. Os postos de vacinação serão constituídos pelas estruturas de saúde, nomeadamente, centros de saúde, postos sanitários, hospitais entre outros. Todos os postos de vacinação, terão um kit de emergência."

NOTA:

Você pode contribuir com o Fórum HIFA-PT compartilhando conosco sobre o Plano Nacional de Vacinação em seu país (basta responder a esta mensagem). Quais seriam as limitações/obstáculos/progressos atuais para a vacinação em seu país?

Melhores cumprimentos,

Pollyanna Patriota,

Moderadora-auxiliar HIFA-PT