Discussão temática fórum HIFA - mantendo os serviços essenciais de saúde reprodutiva durante (e para além) da pandemia

24 May, 2021

Estimados amigos do HIFA-PT:

A pedido do nosso colega Neil Pakenham-Walsh compartilho com todos uma nova discussão que acontecerá em todos os fóruns HIFA e com o tema: Mantendo os serviços essenciais de saúde durante (e para além) da pandemia.

"Para esta primeira semana estaremos enfocando especialmente o tema 'mantendo os serviços essenciais de saúde reprodutiva durante (e para além) da pandemia'. Usaremos o tema 'saúde reprodutiva' de forma ampla para incluir gravidez e parto, planejamento familiar, serviços seguros ao aborto, doenças sexualmente transmissíveis (incluindo HIV/AIDS), mutilação genital feminina, violência de gênero...

Estamos muito agradecidos aos expertos e membros do comitê HIFA Onikepe Owolabi e nosso ponto focal global Sanchika Gupta, os quais estão fornecendo comentários para apoiar esta discussão.

Convido a todos para compartilhar comentários, experiências, observações, publicações técnicas sobre tema. Aqui vão três perguntas-guia, e por favor sintam-se a vontade para participar a partir desses ou de outros aspectos sobre o serviços de saúde reprodutiva.

Q1. Como a COVID-19 afetou a prestação dos serviços essenciais de saúde reprodutiva em sua rede de saúde ou país?

Q2. Quais tem sido as interrupções da prestação dos serviços de saúde reprodutiva e bem-estar das pessoas em sua rede de saúde ou país?

Q3. O que você, sua rede de saúde, ou país fizeram para manter os serviços de saúde reprodutiva?

Juntos com a OMS estaremos coletando as contribuições de todo o HIFA para criar um Resumo de Aprendizado que será publicados no site da OMS para auxiliar outros.

Como sempre, mande suas contribuições para hifa@hifaforums.org<mailto:hifa@hifaforums.org> e por favor compartilhe com outros colegas que tem interesse neste tema."

Atenciosamente,

Neil Pakenham-Walsh

(traduzido e transmitido via Moderação HIFA-PT)