9-14 Novembro 2020: Assembleia Mundial da Saúde traça curso para resposta do COVID-19 e prioridades globais de saúde

6 November, 2020

Estimados amigos do HIFA-PT:

Compartilho tradução da notícia publicada hoje no site da OMS respectiva à Assembleia Mundial da Saúde (73. WHA) que acontecerá de forma virtual no período de 9 a 14 de novembro de 2020.

Esta é uma tradução não oficial e com o propósito de socializar a informação via HIFA-PT. Os dados da fonte original estão ao final desta mensagem.

5 de novembro de 2020 - Notícias - Genebra

Enquanto os líderes da saúde se preparam para uma sessão virtual da retomada da 73ª Assembleia Mundial da Saúde (WHA), a OMS tem três mensagens para compartilhar:

:: Primeiramente, podemos vencer o COVID-19 com ciência, soluções e solidariedade.

Mais de 47 milhões de casos de COVID-19 já foram notificados à OMS, e mais de 1,2 milhão de pessoas perderam a vida. Embora esta seja uma crise global, muitos países e cidades têm impedido ou controlado a transmissão com sucesso com uma abordagem abrangente e baseada em evidências.

Pela primeira vez, o mundo se reuniu por trás de um plano para acelerar o desenvolvimento das vacinas, diagnósticos e terapêuticas de que precisamos, e para garantir que elas estejam disponíveis para todos os países com base aos princípios de equidade.

O Acelerador do Acesso às Ferramentas contra o COVID-19 (ACT por su sigla em inglês: The Access to COVID-19 Tools) está fornecendo resultados concretos.

:: Em segundo lugar, não devemos retroceder em nossos objetivos críticos de saúde.

A pandemia COVID-19 é um lembrete importante de que a saúde é a base da estabilidade social, econômica e política.

Ela nos lembra por que as metas de "triplo bilhão" da OMS são tão importantes e por que os países devem persegui-las com mais determinação, colaboração e inovação.

Desde maio deste ano, os Estados-Membros adotaram uma série de decisões - a Agenda de Imunização 2030, a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030, bem como iniciativas de enfrentamento ao câncer do colo do útero, tuberculose, cuidados oculares, segurança alimentar, propriedade intelectual e preparação da gripe.

A sessão retomada discutirá um plano de 10 anos para enfrentar as doenças tropicais negligenciadas, bem como os esforços para enfrentar a meningite, epilepsia e outros distúrbios neurológicos; a nutrição infantil e materno-infantil, saúde digital e o Código Global de Prática da OMS sobre o Recrutamento Internacional de Pessoal de Saúde, adotado em 2010.

:: Terceiro, temos que nos preparar para a próxima pandemia agora.

Vimos no ano passado que países com robusta infraestrutura de preparação para emergências em saúde, foram capazes de agir rapidamente para conter e controlar a propagação do vírus SARS-CoV-2.

A 73. WHA considerará um projeto de resolução (EB146. R10) que fortalece a preparação dos Estados-Membros para emergências em saúde, como o COVID-19, por meio de um cumprimento mais robusto do Regulamento Sanitário Internacional (2005). Esta resolução exorta a comunidade global de saúde a garantir que todos os países estejam melhor equipados para detectar e responder a casos de COVID-19 e outras doenças infecciosas perigosas.

NOTA DOS EDITORES

A Assembleia Mundial da Saúde (WHA) é o órgão decisório da OMS, com a presença de delegações de todos os seus Estados-Membros. As principais funções da WHA são determinar as políticas da Organização, nomear o diretor-geral, supervisionar políticas financeiras e rever e aprovar o orçamento do programa proposto.

O WHA geralmente acontece em maio. Este ano, dada a pandemia do COVID-19, uma edição resumida (de minimis) ocorreu nos anos 18 e 19 de maio de 2020. A retomada do 73. WHA acontecerá no período de 9 a 14 de novembro de 2020.

:: Webcast - sessões abertas da 73. WHA: <https://www.who.int/about/governance/world-health-assembly/seventy-third...

:: Agenda da 73. WHA e todos os documentos: <https://apps.who.int/gb/e/e_wha73.html>

Fonte original: site da OMS, consultado em 5 de novembro de 2020 <https://www.who.int/news/item/05-11-2020-world-health-assembly-charts-co...

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT