3 de fevereiro de 2021: COVAX publica primeira previsão de distribuição provisória

5 February, 2021

Estimados amigos do HIFA-PT:

Disseminando importante nota publicada no site da OMS sobre o mecanismo COVAX (traduzido livremente para fins de disseminação via HIFA-PT).

A Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), Gavi, a Vaccine Alliance e a Organização Mundial da Saúde, como co-líderes do mecanismo COVAX para o acesso global equitativo às vacinas COVID-19, juntamente com o parceiro de distribuição UNICEF, têm o prazer de publicar primeira previsão de distribuição provisória COVAX.

Com base na publicação da previsão de abastecimento global e regional da COVAX para 2021, a previsão de distribuição provisória fornece informações sobre a disponibilidade antecipada projetada de doses da vacina Pfizer/BioNTech no primeiro trimestre de 2021 e da vacina candidata AstraZeneca/Oxford no primeiro semestre de 2021 para os participantes da COVAX .

Este anúncio ocorre menos de duas semanas após o acordo de compra antecipada assinado com a Pfizer/BioNTech e um pouco mais de um mês após a primeira vacina COVID-19 ter recebido a aprovação da OMS na União Europeia.

O objetivo de compartilhar a distribuição provisória com os países, mesmo no ambiente de abastecimento global altamente dinâmico de hoje, é fornecer aos governos e sistemas de saúde as informações de que precisam para planejar seus programas nacionais de vacinação. As alocações finais serão publicadas oportunamente.

A previsão de distribuição provisória descreve a entrega projetada de doses de vacina a todas as unidades participantes, com exceção dos daqueles que exerceram seus direitos de não-participação, não enviaram solicitações de vacina ou ainda não receberam doses alocadas.

A previsão de distribuição provisória está disponível aqui: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/act-accelerator/cov...

Como verão, neste documento estão listados os seguintes países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil , Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e com o indicativo das doses que serão distribuídas a esses países.

Nota original publicada pela OMS em: <https://www.who.int/news/item/03-02-2021-covax-publishes-first-interim-d....

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora HIFA-PT