28 de julho - Dia Mundial contra a Hepatite 2021 (1)

3 August, 2021

Olá amigos do HIFA-PT:

Ainda sobre o tema Hepatite, aproveito para compartilhar com todos, nota da OMS recém publicada sobre uma orientação global para validação nacional da eliminação da hepatite B e C viral.

A nota foi publicada originalmente em ingles e traduzida ao português para estimular a informação e o diálago no nosso fórum.

"Uma nova Orientação da OMS para a validação do país da eliminação da hepatite B e C viral é lançada durante um simpósio conjunto EASL-CDC-ECDC e OMS "Eliminação da Hepatite Viral - Avaliação do progresso em 2021" no EASL International Liver Congress 2021.

Isso representa a primeira orientação global para países que buscam validar a eliminação da infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) e / ou vírus da hepatite C (VHC) como um problema de saúde pública.

Em 2016, a Estratégia Global do Setor de Saúde da OMS (GHSS por sua sigla em inglês) sobre hepatite viral forneceu o roteiro inicial para a eliminação da hepatite viral como um problema de saúde pública até 2030 - uma redução de 90% na incidência e uma redução de 65% na mortalidade até 2030, em comparação com uma linha de base de 2015.

Esta nova orientação fornece uma estrutura para os países medirem seus esforços na redução de novas infecções de hepatite B e C e mortes por cirrose hepática e câncer, além de alcançar alta cobertura (> 90%) das intervenções do programa para, em última análise, confirmar a obtenção da eliminação. Isso inclui intervenções preventivas, como vacinação em bebês com hepatite B e aplicaçao de dose ao nascimento, segurança de sangue e injeção e redução de danos, bem como teste e tratamento de HBV / HCV e devem ser mantidos por 2 anos.

Esta orientação provisória visa promover uma abordagem padronizada de saúde pública para a eliminação da hepatite viral e reconhece o contexto regional e nacional e a carga da hepatite B e C viral. Os países são incentivados a buscar a eliminação da hepatite B e C viral juntos. No entanto, eles podem escolher se inscrever separadamente para uma das quatro opções de certificação:

Opção A: eliminação da transmissão de mãe para filho (EMTCT) do HBV (como parte da eliminação tripla do HIV, sífilis e HBV, ou HIV / HBV).

Opção B: HCV como um problema de saúde pública;

Opção C: HBV como um problema de saúde pública (incluindo HBV EMTCT); e

Opção D: Eliminação de HBV e HCV juntos como um problema de saúde pública.

A orientação também fornece aos países uma gama de opções sobre como medir as metas, dependendo dos dados de vigilância disponíveis e da capacidade, bem como uma lista de verificação de outras considerações para avaliar seu progresso em direção à eliminação. Isso inclui a avaliação da qualidade das informações estratégicas, processos laboratoriais, diagnósticos e medicamentos e programas de saúde, bem como a adesão aos princípios de equidade, direitos humanos e envolvimento da comunidade.

A OMS já tem uma abordagem integrada para a eliminação da transmissão vertical (EMTCT) do HIV, sífilis e hepatite B, desenvolvida em conjunto pela Organização Pan-Americana da Saúde e o Escritório Regional da OMS para a Região do Pacífico Ocidental. A OMS também tem estratégias e metas para a eliminação ou erradicação de 30 outras doenças. Sempre que possível, o processo de validação da eliminação da hepatite viral pode ser alinhado com esses outros esforços de eliminação de doenças para promover a eficiência do sistema.

"Esta orientação tem como objetivo motivar os países a tomar medidas rápidas e apropriadas para a eliminação da hepatite viral. Também é importante que o processo de validação seja conduzido pelo país. Existem diferenças importantes entre os países em suas epidemias de hepatite B e C, e eles precisarão adaptar o processo e as metas nacionais ao seu contexto e às populações afetadas ", disse a Dra. Meg Doherty, Diretora dos Programas Globais de HIV, Hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS.

"A orientação é uma ferramenta prática valiosa para os países que buscam alcançar a eliminação da hepatite B e C. A epidemiologia e o progresso em direção à eliminação variam de acordo com o país, e este documento fornece a flexibilidade para que os países o adaptem ao seu contexto", disse a Dra. Carolyn Wester, Diretora da Divisão de Hepatites Virais, Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

"Para superar as barreiras para alcançar a eliminação da hepatite viral, devemos melhorar o acesso das pessoas ao tratamento e aos cuidados. Para tanto, todos os atores envolvidos, incluindo as organizações de pacientes, devem trabalhar juntos e prestar cuidados no nível da comunidade. Em 2019, as principais sociedades de hepatologia concordaram que há uma necessidade urgente de simplificar os testes de hepatite viral e a vinculação aos cuidados e hoje isso continua sendo uma prioridade. Somente descentralizando os serviços de hepatite viral para cuidados de nível local e compartilhando tarefas com médicos de atenção primária e outros profissionais de saúde, podemos alcançar nosso objetivo", disse Maria Buti, Presidente de Política e Saúde Pública da UE, Associação Europeia para o Estudo da Fígado (EASL)."

O guia interino pode ser acessado em: <https://www.who.int/publications/i/item/9789240028395>.

Fonte da matéria da OMS (inglês): <https://www.who.int/news/item/25-06-2021-who-releases-first-ever-global-...

Atenciosamente,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT