15 de novembro de 2021 | fórum temático: Manutenção de serviços de saúde essenciais durante a pandemia: o que aprendemos?

9 November, 2021

Estimados colegas do HIFA-PT:

A pedido do nosso moderador Neil Pakenham-Walsh, todos os fóruns começarão a partir do dia 15 de novembro de 2021 sobre a temática: Manutenção de serviços de saúde essenciais durante a pandemia: o que aprendemos?

"Caros colegas do HIFA,

Podemos agora relembrar 12-18 meses de experiência com a pandemia COVID-19. Alguns países já entraram em uma fase de recuperação com relativamente poucos novos casos e mortes (pelo menos por enquanto).

Outros países continuam enfrentando um grande número de casos. Em quase todo país foi afetado, vimos que os serviços essenciais de saúde - saúde reprodutiva, saúde infantil, saúde mental, doenças não transmissíveis, cirurgia - foram severamente interrompidos de várias maneiras.

Mesmo para os países que estão em fase de recuperação, existem grandes desafios em termos de surgimento tardio da doença e acesso tardio à cirurgias.

O que aprendemos?

Como podemos manter melhor os serviços essenciais de saúde durante uma pandemia?

Que ação(ões) o governo de seu país tomou que facilitou (ou dificultou) a prestação de serviços?

Como podemos construir resiliência avançando?

1. Olhando para os últimos 18 meses, de que maneira o COVID-19 afetou seu trabalho?

Qual foi o impacto do COVID-19 na sua organização ou unidade de saúde?

Como as coisas mudaram ao longo do tempo e onde você está agora?

2. Como você respondeu a esses desafios?

O que funcionou bem e não tão bem?

3. Um serviço de saúde é tão bom quanto as pessoas que nele trabalham. Os profissionais de saúde têm sofrido pressões extraordinárias há vários meses. O que aprendemos e como podemos apoiar melhor os profissionais de saúde no futuro?

4. Observamos que não há apenas interrupção na prestação de serviços, mas também na demanda por serviços associada a temores exagerados de contágio nas unidades de saúde.

Como as atitudes mudaram em sua experiência/país?

A discussão terá início em 15 de novembro e terminará no dia 19 de dezembro de 2021.

E tal como outros fóruns temáticos é fundamental termos representatividade de continentes, países, idiomas, background profissionais etc."

Convidamos a todos nossos queridos membros do HIFA-PT a somarem-se nesta discussão.

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora do HIFA-PT.