13 março 2020: OMS, Fundação da ONU e parceiros lançam fundo de resposta à solidariedade COVID-19

13 March, 2020

Comunicado de imprensa, Geneva e Washington, D.C.

"Um novo Fundo de Resposta à Solidariedade (COVID-19) vai angariar fundos de um vasto leque de doadores para apoiar o trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) e parceiros para ajudar os países a responder à pandemia COVID-19. O fundo, o primeiro do gênero, permite que indivíduos, corporações e instituições em qualquer parte do mundo se reúnam para contribuir diretamente para os esforços de resposta global, e foi criado pela Fundação das Nações Unidas e pela Fundação Suíça de Filantropia, juntamente com a OMS.

"Estamos num ponto crítico na resposta global ao COVID-19 - precisamos que todos se envolvam neste esforço maciço para manter o mundo seguro", disse Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Estamos imensamente gratos à Fundação das Nações Unidas e à Fundação Suíça de Filantropia por nos terem vindo ajudar a criar este fundo. Muitas pessoas e instituições têm dito que querem contribuir para a luta contra o novo coronavírus. Agora podem."

O fundo se lança com um grande apoio já alinhado, incluindo do Facebook e Google, que instituíram um esquema de correspondência para fundos angariados através das suas plataformas, enquanto os doadores individuais também estão a apoiar o fundo através de <www.COVID19ResponseFund.org>.

"Não podemos ignorar o fato de que este é um problema verdadeiramente global - que requer soluções verdadeiramente globais", disse Elizabeth Cousens, presidente e CEO da Fundação da ONU. "O caso da cooperação global não podia ser mais claro - as comunidades em todo o lado são afetadas e as pessoas querem contribuir. Este novo fundo vai criar espaço para as pessoas em todo o lado, juntas, combaterem este vírus."

Os fundos destinar-se-ão a ações delineadas no Plano Estratégico de Preparação e Resposta COVID-19 para permitir que todos os países - em especial os mais vulneráveis e em risco, e com os sistemas de saúde mais fracos - se preparem e respondam à crise COVID-19, incluindo a rápida detecção de casos, a paragem da transmissão do vírus e o cuidado com os afetados.

A OMS e os seus parceiros procuram financiamento para equipamentos de proteção para os trabalhadores da linha da frente da saúde; equipar laboratórios de diagnóstico; melhorar a vigilância e a recolha de dados; Estabelecer e manter unidades de cuidados intensivos; reforçar as cadeias de abastecimento; acelerar a investigação e o desenvolvimento de vacinas e terapêuticas; e tomar outros passos críticos para aumentar a resposta de saúde pública à pandemia.

O Fundo de Resposta à Solidariedade COVID-19 é organizado por duas fundações, a Fundação das Nações Unidas (registada nos Estados Unidos) e a Fundação Suíça de Filantropia (registada na Suíça). Ambas as fundações estabeleceram relações com a OMS, permitindo uma transferência eficiente de recursos financeiros para permitir esforços de resposta ao COVID-19.

Além de doações online em <www.COVID19ResponseFund.org>, a Fundação da ONU também pode receber doações por meio de cheques ou transferências em todo o mundo contactando <COVID19Fund@unfoundation.org>.

Todas as doações feitas à Fundação da ONU e à Fundação Suíça de Filantropia são dedutíveis nos termos fiscais, se for caso em EUA e Suíça. Além disso, a Swiss Philanthropy Foundation estabeleceu uma parceria com a Transnational Giving Europe para alargar o benefício fiscal a certos países europeus adicionais, se for caso disso."

Fonte: <https://www.who.int/news-room/detail/13-03-2020-who-un-foundation-and-pa...

###

Mais:

Plano estratégico de preparação e resposta do COVID-19 (inglês somente) <https://www.who.int/publications-detail/strategic-preparedness-and-respo...

Informação sobre surtos da doença do coronavírus (COVID-19) (inglês somente) <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/donors-a...

____

Saudações,

Eliane Santos, Moderadora-Principal do HIFA-PT