Caros colegas de HIFA-Portugues
Abaixo estão a citação e o resumo de uma nova revisão sistemática que é altamente relevante para o HIFA. Anteriormente, discutimos o papel da educação em saúde nas salas de espera dos pacientes, mas não me lembro de uma discussão no contexto de pacientes internados. Estou ansioso para ouvir seus pontos de vista e experiência.
Aliás, os autores são do Brasil e a revista é uma publicação brasileira. Mas o texto completo é em inglês, com apenas o resumo em português. Isso faz parte de uma tendência mais ampla?
CITATION: Moreira-Ximenes MA, Oliveira-Fontenele NÂ, Sousa-Albuquerque Brandão MG, Teixeira-Lima FE, Gomes Ribeiro S, de Almeida-Rebouças CB, et al. Effectiveness of information and communication technologies to improve the knowledge of hospitalized patients: Systematic review. Revista Cuidarte. 2024;15(2):e3854
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11807001/pdf/2216-0973-cuid-15-...
RESUMO
Introdução: O hospital é um dos cenários para o desenvolvimento de ações de educação em saúde mediadas por tecnologias. O uso destes recursos pelos profissionais pode coadjuvar em melhores práticas de saúde. Objetivo: Avaliar a eficácia de tecnologias de informação e comunicação na melhora do conhecimento de pacientes hospitalizados. Materiais e Métodos: Revisão sistemática, realizada a partir da questão norteadora: quais tecnologias de informação e comunicação são eficazes na melhora do conhecimento de pacientes hospitalizados? A busca ocorreu nas bases de dados eletrônicas: Scopus; National Library of Medicine and National Institutes of Health; Web of Science; Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature; Scientific Electronic Library Online; Cochrane e Excerpta Medica dataBASE. Para a busca da literatura cinzenta, utilizou-se o Google Scholar. O fator de exposição foi a intervenção educativa com o uso das tecnologias de informação e comunicação, e como desfecho: melhora do conhecimento. Incluíram-se apenas ensaios clínicos randomizados, em todos os idiomas. Resultados: Identificaram-se 1.153 artigos, dos quais foram incluídos quatro que revelaram eficácia sobre melhora do conhecimento a partir de intervenções educativas mediadas por tecnologia do tipo vídeo, aplicativo e mapa conceitual. Discussão: Tecnologias de informação e comunicação melhora o conhecimento dos pacientes, no entanto, são poucos os estudos que exploram o hospital como meio para realização de intervenções educativas mediadas por tecnologias. Conclusão: As intervenções educativas com o uso das tecnologias de informação e comunicação no âmbito hospitalar são eficazes para a melhora do conhecimento dos pacientes.
Muitas felicidades, Neil
Perfil HIFA-pt: Neil Pakenham-Walsh é o coordenador da campanha HIFA (Healthcare Information For All) e codiretor do Global Healthcare Information Network. Neil começou sua carreira como médico na Inglaterra e o Reino Unido, e tem experiência em trabalhar numa área rural do Peru e Equador. Durante os últimos 20 anos, está comprometido com o desafio global de melhorar o acesso e a disponibilidade de informação de saúde confiável e atual para profissionais de saúde de países de baixa e média renda. Seus interesses estão relacionados com plataformas de comunicação interdisciplinares que contribua para o desafio do desenvolvimento internacional. Neil trabalhou com a Organização Mundial da Saúde, o Wellcome Trust, Medicine Digest e INASP (Rede Internacional para a Publicação e Promoção da Ciência).
Twitter: @hifa_org FB: facebook.com/HIFAdotORG neil.pakenham-walsh AT ghi-ne