Visão panorâmica da quantidade de resultados de pesquisas relacionadas a Moçambique e Angola no idioma Inglês vs Português

12 June, 2018

Estimados membros do HIFA-PT,

Nossos colegas Neil e John, estão tentanto buscar uma visão panorâmica da quantidade de resultados de pesquisas relacionadas a Moçambique e Angola no idioma Inglês vs Português.

Escolheram começar por estes dois paises, mas a proposta é expandir o modelo para todos os paises de lingua oficial portuguesa.

Inicialmente buscaram os artigos publicados em MEDLINE, base de dados que é praticamente baseada em documentos em inglês (e que somente aprova revistas que tenham resumo em inglês. Foram identificados 2553 artigos publicados nos últimos 10 anos (maio 2008-2018). Desse quantitativo, somente 39 (1.6%) apresentam o texto completo em Português, sendo que o restante (2514) foram publicados em inglês.

Estão ainda interessados em saber o percentual de artigos em inglês que disponibilizam o resumo em português (suspeitam que pouquíssimos, apesar de que não podem ainda precisar tal quantitativo antes de uma análise manual, documento por documento).

Se a suspeita se coonfirma, esto significaria que a grande maioria dos resultados de pesquisa relacionados ao dois paises (Moçambique e Angola) estão disponíveis somente em inglês, sem nenhum conteúdo em português.

Esperam ansiosos por seus comentários e observações sobre estes dados.

Saudações, Neil e John

Nota: John Eyers é um experto que está apoiando o Fórum HIFA. Ele é bibliotecário aposentado pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, com interesse em Informação em Saúde nos paises em desenvolvimento. Coordenou seminários sobre informação na África e Ásia nos anos anteriores. Atualmente é coordenador de pesquisas na 3ie (International Initiative for Impact Evaluation).

Tradução ao português, Eliane