Telessáude em Moçambique

2 July, 2018

Estimados colegas,

No dia 18/6, foi realizado o evento de lançamento oficial da Telessáude em Moçambique (Telessaúde MZ). O programa do Ministério da Saúde de Moçambique (Misau) fornece apoio a distância para profissionais de saúde em toda extensão do país africano, ajudando na prestação de serviços, com prioridade aos cuidados de saúde primários. A Rute (RNP) foi representada pelo gerente de Inovação de Comunidades de Saúde, dr. Paulo Lopes, que participou via videoconferência acompanhado de representantes do Telessaúde (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (UFRGS).

De Moçambique, estavam presentes representantes do Centro de Saúde Ancuabe e dos Hospitais de Gurué, Xai Xai, Pemba e Nampula, além do Vice-ministro da Saúde de Moçambique, dr. João Leopoldo da Costa, da dra. Bernardina Gonçalves e do dr. Lourino Chemane.

"Muito importante esse lançamento do programa Telessaúde MZ, tanto para o povo moçambicano, quanto para a Telessaúde da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), reforçando o conjunto de países que têm programas nacionais de Telessaúde. Este lançamento torna viável, respeitando o fuso horário de seis horas, a participação de profissionais de saúde de instituições de saúde de Moçambique nos mais de 50 SIGs da Rute, e futuramente, a adesão à mesma, além da proposição de projetos comuns entre Brasil e Moçambique. Finalizamos, reforçando, a exemplo do Brasil, uma integração do Misau com a rede acadêmica (MoRENet), por meio do dr. Lourino, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) de Moçambique, para acelerar o programa", afirmou o dr. Paulo Lopes, da Rute.

No mesmo dia, pela tarde, a RNP-Brasília recebeu uma delegação do MCT de Moçambique e foi realizada, via webconferência, uma reunião com Paulo Lopes e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, que participaram da sede da Associação Paulista de Medicina. A oportunidade foi usada para apresentar a Rute e os esforços junto ao Ministério da Saúde do Brasil, na atual presidência da CPLP, no desenvolvimento da cooperação dos representantes do Grupo de Trabalho Permanente de Telessaúde da CPLP.

Alan Taylor, Associate Lecturer, CEng MIET, RPEng (IT&T)

Flinders University, Endeavour Fellow, Brazil

Vice President Australasian Telehealth Society

http://www.aths.org.au/

Tel: +55 11 97248 9495

Perfil HIFA-PT: Alan Taylor é Research Higher Degree Student and Associate Lecturer na Universidade de Flinders, Austrália.